Bem Vindos

Por enquanto estamos em manutenção mas logo estaremos ai para ajudá-los.

Genética



 O potencial genético de um cavalo é calculado de acordo com o potencial genético e BLUP de seus pais.
Só há uma maneira de melhorar o potencial genético após o nascimento de um cavalo: fazê-lo brincar entre as idades de 8 e 18 meses.
Habilidades inatas e melhoria de habilidades não são parte do potencial genético. Então, as habilidades de um cavalo podem exceder os valores indicados em seu potencial genético.

Habilidades inatas

Estas são habilidades que o cavalo tem desde o nascimento. Nem todas as crias necessariamente têm habilidades inatas. Elas dependem dos pais do filhote, seu potencial genético e seu BLUP. Assim, uma cria pode nascer com 10% de resistência, por exemplo.
Uma cria não pode nascer com habilidades negativas. Se a média do BLUP dos pais for menor que 0, a cria não terá habilidades inatas.
Estas habilidades inatas são estabelecidas no nascimento. Elas são adicionadas ao potencial genético.
Note que habilidades inatas são integradas às habilidades, portanto é possível exceder o valor indicado no potencial genético. Este valor efetivo é o que contará para a habilidade mínima exigida nas competições.

O BLUP

O BLUP é um indicador genético. Ele tem papel na reprodução porque o BLUP dos pais tem impacto no potencial da cria quando nasce.
Ele é calculado de acordo com:
  • O nível de treinamento alcançado pelo cavalo em suas três melhores habilidades
  • O número de competições que o cavalo venceu; o ideal é 20 vitórias.
  • Idade, pois o BLUP só pode atingir 100 depois do cavalo atingir 10 anos.
Portanto, é vantajoso escolher seu estoque de criação entre cavalos treinados que tenham provados seu valor em competições. De acordo com estes parâmetros, o BLUP sempre será entre -100 e 100, -100 sendo o BLUP mínimo e 100 o BLUP máximo que um cavalo pode atingir.
Se a média do BLUP dos pais é 0 (chamado de neutro), ele não terá impacto no cálculo do potencial genético da cria. Se for abaixo de 0, a cria terá uma chance maior de ter um potencial genético mais baixo que o de seus pais, e o inverso se a média de BLUP for maior que 0.
Para ter o melhor estoque de criação e aumentar as chances de produzir as melhores crias possíveis, sugerimos que você escolha cavalos com BLUP alto ou ao menos positivo, ou seja, indivíduos bem treinados.